3 Replies Latest reply on Nov 4, 2018 12:25 AM by Leandro Barbosa

AUDIT e DBA_AUDIT_OBJECT

Leandro Barbosa

Olá, pessoas!

Estou precisando criar uma auditoria na qual fiquem registras consultas a uma tabela.

Pois bem, logado como SYSDBA, executei:

AUDIT SELECT ON u1.T1 by access;

Logado como 'u1', 'u2' e 'u3' realizei selects nesta tabela. Entretanto, ao analisar a view DBA_AUDIT_OBJECT não consta NENHUM registro.

O QUE EU JÁ TENTEI FAZER:

1.) Já tentei fazer um alter system setando audit_trail para 'db' sem sucesso;

alter system set AUDIT_TRAIL=db, extended scope=spfile;

2.) Após o procedimento acima, realizei o bounce no banco e ainda assim, o problema persiste.

Ao efetuar o comando SHOW PARAMETER audit, parece estar tudo ok.

audit_trail_config.PNG

Alguém teria alguma idéia? Já não sei mais o que fazer...

Desde já, muito obrigado pela atenção!

• 1. Re: AUDIT e DBA_AUDIT_OBJECT
          Evandro Lima-Oracle

Olá Leandro

Você não menciona a Edição e Versão do Database que está utilizando, mas creio que o link abaixo possa lhe ajudar em se tratando de Standard Edition 11g:

https://docs.oracle.com/cd/E11882_01/server.112/e10575/tdpsg_auditing.htm#TDPSG50000

Tutorial: Creating a Standard Audit Trail

Tente fazer o select na tabela DBA_AUDIT_TRAIL:

Espero que isso ajude.

abs

• 2. Re: AUDIT e DBA_AUDIT_OBJECT
            J.Laurindo Chiappa

Blz ? Então, minha Primeira pergunta é : ** qual *** a sua Versão Exata e Edição do RDBMS Oracle ?? Vc ** consultou ** a documentação Oracle na sua exata versão pra esse parâmetro ?? Pergunto isso porque SEI que antigamente(10g pra ser exato) no parâmetro AUDIT_TRAIL vc NÃO TINHA db,extended (ou só colocava TRUE ou só colocava db ou colucava DB_EXTENDED), vide https://docs.oracle.com/cd/B12037_01/server.101/b10755/initparams015.htm... Aí em versões  mais recentes sim foi introduzido a possibilidade de DB,EXTENDED, vide https://docs.oracle.com/cd/B28359_01/server.111/b28320/initparams017.htm#REFRN10006 ... Tenha CERTEZA de estar usando a sintaxe CORRETA pra sua versão....

Outra possibilidade : por padrão o acesso como SYSDBA normalmente não é auditadoi no bano, mas sim em arquivo externo, em arquivos .AUD - CERTEZA que os usuários que vc tá conectando não tem priv de SYSDBA ???

E finalmente : no comando AUDIT vc tem que indicar o ** DONO ** da tabela a auditar : então, se vc escreveu :

AUDIT SELECT ON u1.T1 by access;

isso só funciona ** SE REALMENTE ** T1 é ** mesmo ** uma tabela (e não sinônimo) E o usuário U1 é MESMO o dono dessa tabela T1.... Consule a DBA_OBJECTS e a DBA_TABLES e confirme isso...

Blz ?

• 3. Re: AUDIT e DBA_AUDIT_OBJECT
              Leandro Barbosa

Agradeço pela resposta.

Então, antes da criação da auditoria efetuei alguns procedimentos como:

- Criação de Novos Usuários ('u1', 'u2' e 'u3');

- Criação de Role;

- Criação de Profile (Limitando 'u2' a ter apenas uma conexão ativa);

- Criação da Tabela T1 por 'u2';

Acredito que eu possa ter cometido algum equívoco, ainda que não identificado. Utilizei uma nova VM (new), criei os usuários e a tabela e funcionou normalmente. Lá, o AUDIT_TRAIL estava setado como DB e não 'DB, EXTEND'.

new_vm.PNG

v_instance.PNG

A sintaxe está correta, a tabela realmente chama-se 'T1' e é proveniente do schema 'U1'.

Em tempo, gostaria de agradecer pela resposta. Sou novo neste mundo de TI - Banco de Dados (cerca de 4 meses) e essas respostas acrescentaram bastante. Sucesso!