Alexis Lopez, seu caminho Oracle ACE.

Version 1

A Oracle ACE Director, Debra Lilley, conta uma história inspiradora para qualquer amante das tecnologias Oracle. Como você pode crescer com um caminho cheio de ensinamentos e motivações.

Com frequência me perguntam: "Quanto tempo leva se tornar um ACE?" e, infelizmente, minha resposta é "Depende"; depende do caminho já percorrido e do impacto que você produzir.

Porém, não se trata de uma corrida, mas de obter reconhecimento pelo compromisso constante com a comunidade. Inclusive, após ter recebido o título ACE, todos nós passamos por uma autoavaliação anual. Para conservar o título, devemos manter o compromisso.

Também costumo dizer que uma das funções do ACE Director é motivar e encorajar a comunidade local lá onde a gente tiver o privilégio de fazer apresentações.

De qualquer forma, gostaria de contar a história de uma dessas pessoas em seu próprio percurso, e como ela foi moldada pelas pessoas que conheceu.

Alexis Lopez é um ACE Associate que mora na Colômbia. Ele domina ADF e Java, e trabalha de modo independente, assistindo numerosos parceiros e organizações na Colômbia.

Minha primeira visita à Colômbia foi em 2011, e adorei voltar nesse ano.

Tive o prazer de conhecer Alexis no OTN Tour do Norte da América Latina enquanto ele fazia apresentações no Panamá, na Guatemala e, claro, na Colômbia. Realmente, eu invejo os grupos de usuários da América Latina; eles não têm problemas para atrair profissionais jovens. Sempre me pergunto como é que eles se envolvem.

Alexis é da cidade de Cali, e eu sabia que a Associação de Usuários Oracle da Colômbia ASUOC é muito ativa lá; meu grande amigo Robin Castro Gil, que já foi o presidente, veio de lá; por isso perguntei para Alexis se ele o conhecia.

Alexis riu e me disse que Robin era um dos seus professores na universidade quando ele era estudante. Robin ensinava Gerenciamento de Projetos, um módulo do curso de TI que Alexis frequentava na universidade ICESI em 2005. Hoje, Robin é professor na ICESI e faz um Doutorado em Montreal.

robin.jpg

Robin (à direita) na ASUOC 2011

Quando Alexis percebeu que, na verdade, Robin dirigia o grupo de usuários, começou a participar de forma virtual, a partir de 2006, quando acabou a universidade e começou a trabalhar. O grupo de usuários oferecia informações sobre as numerosas tecnologias disponíveis na Oracle, mas o que realmente atraiu Alexis foi a interação entre os membros da comunidade.  Ele começou a se especializar em Oracle e começou a trabalhar como desenvolvedor na Oratech, parceira da Oracle.

Por volta de 2010, Alexis conheceu Mauricio Naranjo, que, na época, era o único ACE Director local e também especializado em SOA e Middleware. Mauricio escrevia um blog, fazia apresentações e foi autor de um livro; ele é um homem muito apaixonado pelo que faz, e transmitiu essa paixão para Alexis. Mauricio apadrinhou Alexis e o encorajou para que se envolvesse mais e compartilhasse seus conhecimentos.

alexis-y-mauricio.jpg

Mauricio e Alexis.

Essa orientação funcionou, e Alexis iniciou seu próprio caminho. Após participar do JavaOne LAD em dezembro de 2012, e assistir à interação e solidariedade da comunidade brasileira, ele decidiu criar o CLOJUG, grupo de usuários Java em Cali.

2016 foi um ano incrível para Alexis: ele se tornou ACE Associate, o primeiro passo no caminho do programa ACE. Além disso, pouco antes, ele recebeu o reconhecimento Duke Choice Award for Open Source Collaboration para sua região no Open World da América Latina realizado no Brasil. Foi um prêmio conjunto para Alexis e Cesar Hernandez (cesarHernandezGT), outro novo talento e Java Champion da Guatemala. Há até mesmo uma foto da premiação no vídeo de apresentação da OTN América Latina que Pablo Ciccarello, líder da comunidade na região, compartilha em cada conferência.

Alexis é uma estrela em ascensão na sua comunidade, e vai encorajar outros a se juntar a ele no Java One deste ano com sua apresentação: Worldwide JUG Collaboration: Think Global, Act Local [UGF7868] (Colaboração internacional em grupos JUG: Ideias globais, ações globais)

Não há nada melhor para um professor que o sucesso dos seus ex-alunos; sei que Robin e Mauricio estão orgulhosos de Alexis e de tudo o que ele alcançou no que ainda é o início do seu percurso na comunidade.

Entrevista de Bruno Borges com Alexis Lopez onde ele fala sobre sua experiência na OTN Tour e da comunidade JAVA da Colômbia.

Alexis também conseguiu que eu montasse um cavalo, mas essa é outra história.

Por isso, se você ainda não iniciou seu percurso, ou precisa de alguma orientação, entre em contato com os membros do programa ACE da sua região, que nós vamos encorajá-lo.

E mantenha o olho no Alexis; ele vai longe!